Procurando pelo melhor oxímetro? Confira nosso guia de compras com os melhores oxímetros do mercado e entenda qual é a melhor opção!
IMAGEM
Prático e nada invasivo, o oxímetro não causa qualquer dor, pois não existe nenhuma agulha. A oximetria é de grande importância para monitorar os sinais vitais de qualquer pessoa. Trata-se de um pequeno dispositivo médico, que quando colocado no paciente é capaz de medir o nível de saturação de oxigênio do sangue.
Entre os principais tipos de oxímetros existentes estão o de pulso, de orelha ou de dedo (a forma mais comum). De forma geral, esse nível de saturação precisa indicar um valor mínimo de 89% para que suas células estejam saudáveis. Ter uma baixa taxa de oxigênio implica na dificuldade de trabalho das células do corpo. Dessa forma, ele irá funcionar mal, principalmente sobrecarregando coração e cérebro. Com taxas mais baixas, o melhor a se fazer é procurar cuidados médicos.
Para aumentar a concentração do nível de oxigênio no corpo e prevenir doenças, basta seguir algumas dicas básicas, como: beber bastante água para auxiliar a circulação de sangue; praticar exercícios físicos aeróbicos; respirar adequadamente de maneira lenta por cerca de 12 minutos a partir do diafragma e pelo nariz; adotar uma dieta alcalina, aumentando a quantidade de alimentos vegetais em sua dieta e reduzindo o consumo de alimentos processados e de origem animal.
Como funciona o oxímetro?
Um oxímetro funciona por meio de uma pequena unidade colocada no dedo ou um dispositivo portátil conectado a um fio, que pode ser adaptado ao dedo ou ao lóbulo da orelha. Feixes de luz passam através do sangue de seu dedo ou do lóbulo da orelha para detectar a taxa de oxigênio, sem que você perceba, calculando a porcentagem do “transporte”.
Existem algumas interferências externas que podem afetar a leitura de um oxímetro. A melhor leitura será alcançada quando sua mão estiver aquecida, relaxada e com a menor movimentação possível para uma leitura mais precisa, além de ficar com a mão posicionada um pouco abaixo do nível do coração. Quem fuma tem o índice no oxímetro apresentado em uma taxa maior, pois o tabagismo potencializa os níveis de monóxido de carbono no sangue e o oxímetro mede a diferença entre o monóxido de carbono e o oxigênio.
A grande maioria dos modelos de oxímetros de pulso possui uma espécie de prendedor de roupa ou clipe, que fixa no dedo ou orelha, mas também existem algumas sondas adesivas. Para uma leitura mais precisa, é indicada a remoção do esmalte de unha que possa ter no dedo.
IMAGEM
Por que ter um oxímetro?
Um oxímetro de pulso pode ser prescrito por um médico para pacientes que sofram de apneia do sono, tenham problemas respiratórios, como asma ou pneumonia, além de doenças crônicas, como anemia, problemas cardíacos ou câncer de pulmão. Além de ser útil para pessoas que se exercitam frequentemente, como atletas, ou que realizam viagens para locais com altas altitudes. Sendo possível monitorar a taxa de oxigênio sanguíneo e saber quando será necessário aumentar esse fluxo. Até mesmo crianças com problemas respiratórios ou asma podem ser monitoradas.
Ao utilizá-lo durante ou após uma crise de asma, bronquite ou mesmo uma recuperação anestésica e de internação hospitalar, ele irá medir e acompanhar a quantidade de oxigênio que o sangue recebe através da respiração para as funções vitais. Uma ressalva é que ao realizar o exame de oximetria com um paciente que tenha pressão baixa, hipotermia ou anemia grave, o resultado pode apresentar valores incorretos para a taxa de oxigênio.
Qual o oxímetro mais indicado?
Os oxímetros de dedo são os mais indicados para o uso caseiro, principalmente por seu tamanho e fácil adaptação. Entre as principais características que diferenciam um modelo de outro estão: a vida útil da bateria, o nível de confiabilidade, a exibição dos dados, a durabilidade e alarme emitido.
O nível de confiabilidade de qualquer modelo de oxímetro segue a média de 2% de margem de erro. A única diferença é que existem alguns oxímetros de dedo que notificam o usuário para o caso de algum problema de leitura. Outro ponto importante para analisar em um modelo é checar se ele possui um medidor de bateria que avisa quando ela estiver acabando. Sendo que existem produtos que funcionam com pilhas, bateria e até os recarregáveis.
Quanto à exibição dos dados apresentados, tem opções que mostram números maiores e telas coloridas para facilitar a leitura, principalmente de pessoas com problemas de visão. E também modelos com a capacidade para rotacionar a tela para que outras pessoas possam monitorar os dados.
Uma característica interessante em determinados modelos diz respeito ao alarme sonoro, que é acionado quando existe uma baixa saturação de oxigênio. A questão relacionada à durabilidade só será alterada em aparelhos profissionais devido à sua utilização mais frequente tendo em vista ser usado por um maior número de pessoas.
Marcas mais buscadas de oxímetro:
Confira a seleção dos 6 melhores Oxímetros de 2025
Não sabe por onde começar? Confira nossa seleção com os melhores oxímetros e saiba os níveis de oxigênio de seu sangue.
1 – Oxímetro G-TECH LED
IMAGEM
O Oxímetro G-TECH LED é de alta precisão e pode ser utilizado tanto por profissionais de saúde como por pacientes no ambiente doméstico para monitorização da porcentagem de saturação de oxigênio no sangue (SpO2) e dos batimentos cardíacos por minuto. O resultado é mostrado com exatidão e em um rápido tempo de resposta, uma grande vantagem desse aparelho.
Além de altamente preciso nas leituras, possui o melhor tempo de resposta quando comparado a outros modelos similares. Em momentos de variações abruptas de batimento cardíaco ou SpO2, muitos oxímetros “congelam” por vários segundos, podendo levar à leituras incorretas. Isso tudo devido ao avançado algoritmo que consegue detectar e apresentar instantaneamente o resultado real da medição mesmo durante essas variações abruptas.
2 – Oxímetro Digital Portátil De Dedo Tela OLED Colorida DN0657
IMAGEM
O oxímetro de dedo DN0657 é fácil de usar, entender e super prático, além de medir o oxigênio no sangue, também é monitorador de sono. Sua tela é OLED colorida que permite melhor interpretação dos dados.
Ele é um equipamento portátil de tecnologia avançada, que permite verificar principalmente os níveis de saturação de oxigênio no sangue e a pressão arterial através do dedo, de um modo nada invasivo.
3 – Oxímetro Multilaser Digital de Pulso HC261
IMAGEM
O oxímetro Multilaser Digital HC261 monitora o nível de oxigenação do sangue e os batimentos cardíacos, ele também ajuda a detectar a presença de possíveis alterações na saúde. Com visor digital OLED, os resultados exibidos são de fácil entendimento.
Na tela aparece o nível de bateria do equipamento que desliga automaticamente em 08 segundos depois de retirado do dedo e garante autonomia de 20 horas.
4 – Oximetro de Pulso G-tech Oled OXIOLPED
IMAGEM
O Oxímetro de Pulso G-tech Oled OXIOLPED foi desenvolvido especialmente para o uso pediátrico. O aparelho é indicado para dedos a partir de 7mm de largura, e conta com materiais seguros e resistentes para uso infantil. Ele informa a saturação e frequência cardíaca com alta precisão e rápida leitura. Seu display digital OLED iluminado, conta com 10 níveis de brilho ajustável e 6 modos de exibição (rotacionável) para visualizar facilmente as informações em qualquer ângulo.
5 – Oxímetro de Dedo Pulso Portátil AT101C – Bioland
IMAGEM
Esse modelo AT101C da marca Bioland, mede a saturação de oxigênio e frequência cardíaca, pode ser usado em crianças e adultos. Este aparelho é indicado para dedos entre 0,8cm e 2,3cm.
Esse oxímetro possui indicador do nível de carga da bateria e da intensidade do sinal do pulso. Liga e desliga automaticamente após colocar ou retirar o dedo. Sua tela colorida OLED permite a visualização dos dados em quatro modos de exibição e sua bateria dura 18 horas.